já tinha enraizado com sucesso uma ou duas estacas grandes e grossas de oliveira mas destas dimenções é mais complicado de conseguir com grande percentagem de sucesso,
agora se tudo correr bem em breve devem começar a brotar(espero eu),axo que no futuro podem vir a ser duas pequenas interessantes e com caracter pois apesar do seu pequeno tamanho têm uma casca rogosa e já apresentam alguma idade pois foram retiradas do tronco de uma olea velha.
vamos ver como reagem,para quem estáva para ir parar ao lixo,hehe.
a unica coisa que fiz na altura quando cortei estas duas estacas foi,com um canivete afiado fiz com cuidado um corte limpo na casca junto ao local onde foi serrada e onde esta a seiva para tentar favorecer o enraizamento nesse local "dá para ver isso na 3a foto",estiveram num banho de hormonas de enraizamento e foram plantadas,até aparecerem estas primeiras raizes(quase 1 ano),foi só controlar a humidade.
Olá Pedro,
ResponderEliminarSó para dizer que há uns anos fiz o mesmo tipo de experiência, mas numa orientação mais influenciada por artigo que li sobre Acer Tridentes e a possibilidade de explorar uma boa base radial. Não posso dizer que tenha feito Estacas, julgo que fiz mais propagação por bases (+/- 4 cm de altura) e em parte é como dizes, torna-se mais dificil por vezes aranjarem raízes, mas parece que algumas arranjam. Agora é só esperar vinte anos para contruir o tronco! ;-)
Boa continuação,
Gustavo
olá Gustavo,
ResponderEliminarobrigado pelas tuas palavras e por partilhares essa tua experiencia,de facto foi o que me deu a entender,1abrç.
Boas!
ResponderEliminarParabéns pelo sucesso, as imagens estão bem apelativas. Tenho uma dúvida qual a melhor altura para colocar estacas a enraizarem?
boas JCordas,
ResponderEliminara melhor altura será na primavera ;-)
mas sendo estacas de oliveira podes experimentar também no final do verão,eu já fiz quase em todas as épocas do ano e geralmente enraizam,com mais ou menos tempo mas o melhor é sempre na sua época de crescimento.
abrç...