17 de fevereiro de 2010

1a experiencia com mini estacas de oliveira.

já tinha enraizado com sucesso uma ou duas estacas grandes e grossas de oliveira mas destas dimenções é mais complicado de conseguir com grande percentagem de sucesso,
devido as poucas reservas que conseguem manter até que ganhem novas raizes 



estas duas mini estacas de oliveira estiveram quase um ano plantadas num solo bem dernante e sem qualquer tipo de materia organica a ver se enraizavam,nunca tive muita fé nisso,recentemente como não se passava nada e parecia que já estavam a secar,axei por bem desfazer-me delas e para meu espanto ao retiralas do solo,reparei que estam a nascer as primeiras raizes quase um ano depois,sem mais demoras voltei a plantalas com cuidado.

agora se tudo correr bem em breve devem começar a brotar(espero eu),axo que no futuro podem vir a ser duas pequenas interessantes e com caracter pois apesar do seu pequeno tamanho têm uma casca rogosa e já apresentam alguma idade pois foram retiradas do tronco de uma olea velha.
vamos ver como reagem,para quem estáva para ir parar ao lixo,hehe.


a unica coisa que fiz na altura quando cortei estas duas estacas foi,com um canivete afiado fiz com cuidado um corte limpo na casca junto ao local onde foi serrada e onde esta a seiva para tentar favorecer o enraizamento nesse local "dá para ver isso na 3a foto",estiveram num banho de hormonas de enraizamento e foram plantadas,até aparecerem estas primeiras raizes(quase 1 ano),foi só controlar a humidade.

4 comentários:

  1. Olá Pedro,

    Só para dizer que há uns anos fiz o mesmo tipo de experiência, mas numa orientação mais influenciada por artigo que li sobre Acer Tridentes e a possibilidade de explorar uma boa base radial. Não posso dizer que tenha feito Estacas, julgo que fiz mais propagação por bases (+/- 4 cm de altura) e em parte é como dizes, torna-se mais dificil por vezes aranjarem raízes, mas parece que algumas arranjam. Agora é só esperar vinte anos para contruir o tronco! ;-)

    Boa continuação,

    Gustavo

    ResponderEliminar
  2. olá Gustavo,
    obrigado pelas tuas palavras e por partilhares essa tua experiencia,de facto foi o que me deu a entender,1abrç.

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    Parabéns pelo sucesso, as imagens estão bem apelativas. Tenho uma dúvida qual a melhor altura para colocar estacas a enraizarem?

    ResponderEliminar
  4. boas JCordas,
    a melhor altura será na primavera ;-)
    mas sendo estacas de oliveira podes experimentar também no final do verão,eu já fiz quase em todas as épocas do ano e geralmente enraizam,com mais ou menos tempo mas o melhor é sempre na sua época de crescimento.
    abrç...

    ResponderEliminar

deixe o seu comentário